quinta-feira, janeiro 16, 2025
Comparativos

JivoChat vs Tawk.to comparativo. Qual melhor opção?

Saiba inicialmente que a opinião a seguir é algo pessoal e baseada nas opções das duas ferramentas atualmente (30/03/2019).

Gosto de ir direto ao ponto, mas para tirar a dúvida deste artigo algo que vai determinar (dar uma resposta para você) será um fator que talvez você não tenha como mudar agora, o financeiro. Pelo Tawk ser uma ferramenta 100% gratuita pode ser que você queira usar ele (pensando no lado financeiro). Mas talvez você já entrou no site da Jivo e viu que eles tem uma opção gratuita, e tem mesmo, mas enquanto no Tawk todas as opções são gratuitas, no Jivo algumas opções são pagas, e estas opções pagas se encontra na versão PRO do Jivo.

Jivo PRO contra Tawk.to

Eu vou comparar coisas relevantes que eu uso ou usaria.

Tradutor

Sim esta é uma ótima opção que o Jivo tem e que ajuda quem atende pessoas que falam outros idiomas. Já no Tawk está opção será disponibilizada em breve (mais isto tem um tempo, e ainda não saiu, e concordo que não tem tanta urgência nesta opção. Tem outras opções que está como em breve mais urgentes)

Suporte

Uma opção que dependendo do seu nível de conhecimento vai ser bastante necessária, mais saiba que de início vai ser preciso paciência e curiosidade para aprender como usar qualquer uma das ferramentas, já que cada uma tem seu modo de funcionamento e aparência. E algo interessante é que o suporte da Jivo é em português já do Tawk não. Mas a questão do suporte pode ser resolvido pelo fato da ferramenta ter tradução para o nosso idioma e ter muitas ajudas na internet. E principalmente um curso em uma das maiores plataformas de ensino do mundo: a Udemy. Ahh se você está pensando “Porque ele esta divulgando este curso”, a resposta é porque eu sou o autor deste curso.

Desconto para os 100 primeiros inscritos, menor preço do curso na plataforma

Integração com facebook

Das integrações que o Jivo tem esta realmente é a melhor delas, as outras para mim é irrelevantes. Foi me passado que ainda este ano teremos a integração também com whatsapp. Estas integrações podem facilitar muito a vida de quem atende seus clientes nestes meios de comunicações.

Análise da equipe de atendimento

O Jivo é muito focado em atendimento e em equipe. Com isto ele acaba sendo uma poderosa ferramenta para a análise de sua equipe (se você tiver), se não isto vai se tornar só mais uma opção.

Serviço de telefonia

Se você quer ir além do chat e atender seu cliente por telefone, esta funcionalidade não pode faltar em seu site. Principalmente se os seus clientes já estão acostumados por este meio, ou ainda se você tem um público que não gosta (ou não é acostumado) a ficar digitando. Logicamente isto tem um preço, e o Jivo cobra adicionalmente por esta funcionalidade.

Informações sobre seus clientes

Neste ponto o Jivo ele perde para o Tawk mesmo na versão PRO. Em meus testes o Jivo sempre me colocava em uma região errada, mais talvez seja até uma pequena falha, ele pega a cidade de meu provedor de internet 🙁 que não fica em minha cidade. Já o Tawk sempre me traz a informação exata quanto a isto e pega pelo IP a cidade. Consultando o IP (seu ip na internet) você consegue comparar esta informação.

Aplicativos para Android e iOS

As duas ferramentas possuem seus respectivos aplicativos para as plataformas mais usadas atualmente. Eu mesmo gostei muito do app do Tawk pela simplicidade e facilidade em aprender a usa-lo. É atualizado constantemente e não encontrei nenhum problema em seu uso. Já no Jivo não posso dizer o mesmo, o aplicativo me pareceu mais difícil de usar (mesmo a versão Web também senti esta dificuldade) e ainda vez por outra ele me pede para refazer o login.

Histórico de conversas

As duas ferramentas claro, armazenam as conversas mais no Jivo isto acontece de forma mais prática, já que a conversa anterior continua nos atendimentos posteriores. Mais no Tawk você consegue identificar o cliente e salvar as informações dele permanentemente, assim você saberá o que falou com este cliente anteriormente.

Painel do JivoChat

Relatórios

Você vai perceber que o Jivo de dá mais estatísticas para gerenciar uma equipe de suporte, atendimento, vendas e etc. E estes relatórios chagarão em seu email diariamente, na minha opinião o que poderia melhorar neste quesito seria você dizer o que é um bom atendimento (teria formas de burlar), exemplo se um atendente responde rápido não significa que ele é um bom atendente, só significa que ele digita ou responde rápido. E uma das métricas para um bom atendimento no relatório que chega é o tempo de resposta. No Tawk temos estas estatísticas também mais não chegando por email de com o visual tão legal.

Funcionalidades futuras

Pelo que estou sabendo no Jivo a maior novidade será a integração com whatsapp e uma mudança no visual do chat, pelo que entendi dará a opção de uma melhor personalização, já que a combinação de cores cinza com verde é a que mais combina, deixando os chats todos iguais ou feios se você optar por outras combinações. Já no Tawk a persnolização acontece melhor. Com respeito ao futuro do Tawk temos a integração com SMS, pagamento via chat (isto vai ser muito bom hein dependendo de como ficar), carrinho de compras e tradução.

Funcionalidades pagas no Tawk.to

Sim você não leu errado. O Tawk também te cobra por algumas coisas adicionais, mais nada que você precise usar. Atualmente eles cobram $12/mês para removerem a marca deles, $1/hora para você contratar operadores que vão atender o seus clientes (esta funcionalidade possivelmente é só em inglês) e $29/mês para você ter vídeo + chamada de voz + compartilhamento de tela (esta última opção seria ótima para quem tem um suporte que precise auxiliar clientes remotamente, apesar que com o teamviewer por ai, é melhor usar ele).

Considerações finais

Eu instalei o Jivo em meu site e estou gostando do que estou vendo. A minha empresa (Web Evolui) não recebe muitos visitantes diariamente como outros sites, até porque desenvolvemos sistemas, soluções, aplicativos, sites personalizados, mais a medida que formos usando a ferramenta a ideia é ir atualizando este artigo com nossas opiniões e queremos saber a sua também o que achou do artigo? Ficou com alguma dúvida que podemos ajudar?

Finalizando, como disse no início pelo fator financeiro o Tawk.to realmente sai na frete por não ter custo, se comparado a versão gratuita do Jivo ai o Tawk ganharia com certeza em funcionalidades (e lembrando que indiquei um ótimo curso para você aprender tudo sobre o Tawk), já que muitas das funcionalidades citadas acima só estão presentes na versão PRO do Jivo. Se você tem condições e quer ter uma ferramenta com todas as vantagens que eu citei, fora outras que pode ser relevante para você e eu não citei neste artigo, faça como eu, tenha o plano anual PRO do JivoChat.

Comente abaixo e vamos estender este artigo respondendo suas dúvidas e deixando ele ainda mais rico em informações para outros tomarem uma boa decisão na escolha da ferramenta que vai usar para atender os clientes. O bom é que não tem escolha errada, já que as duas ferramentas são ótimas, cada ferramenta com suas vantagens e diferenciais.

Ewerton Dutra

"Qualquer pessoa pode ter ideias, mas um desenvolvedor será capaz de transformar as suas em realidade. Vamos tirar sua ideia do papel. A Web Evolui está preparada para isto!" - Equipe Web Evolui

2 comentários sobre “JivoChat vs Tawk.to comparativo. Qual melhor opção?

  • Prezado Ewerton, nós temos um aplicativo e gostariamos de integrar o chat Tawk no mesmo. Isso é possivel ?

    Resposta
    • Boa noite,
      Como vai?
      Sim é possível
      Ele normalmente se integra mais com website
      Agora a maneira vai depender de como é o App de vocês?
      O app por exemplo pode abrir uma pagina que tenha o tawk entre outras formas

      Mais com SDK mesmo não tem, como outras soluções no mercado. Mas isto não impede de usa-lo … já que ele vai se sair muito bem no fator custo (free) 🙂

      Diz ai como é app de vocês e como imaginam uma integração ou se já tentaram outra solução … Até breve

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *