sábado, abril 20, 2024
ChatChatra

Testando nova opção de chat: Chatra

Vamos a alguns números e informações iniciais desse chat:

A Chatra oferece uma solução de chat online e chatbot desde 2015 e está presente em quase 50 mil lojas online em todo o mundo. Chegaram há alguns meses no Brasil.

O legal que eles chegaram aqui no Brasil com o final domínio: .com.br, já que essa é realmente uma cultura por aqui, quando se tem uma empresa, você coloca o .com.br. Lá fora talvez não faça tanta diferença manter somente .com. Legal que demostraram uma preocupação adicional com o mercado que vieram atuar.

Além de ser uma das soluções de chat mais populares do mundo, a Chatra aceita os métodos de pagamento nacionais e possui integração com as maiores plataformas de e-commerce do Brasil.

Com essas informações já dá para ver que eles chegaram com uma proposta bem completa e bem forte para concorrer com outras soluções nacionais e internacionais. As comparações serão inevitáveis. E vou falar apenas do que vi e testei por enquanto. Lembrando que esse artigo está sendo escrito a medida que vou fazendo cada etapa no chatra. Faço algo e venho aqui para escrever como foi, faço outra coisa e volto aqui e assim vai.

Como será o teste?

Primeiro vou colocar no site da Web Evolui. Nós temos outros projetos e sites de clientes, mas para testar vou colocar em um por hora. Já adianto que a instalação é padrão de outros chats também. Basicamente cola o código passado no código fonte do seu site. Depois toda a personalização você fará no painel do chatra, que vai refletir no seu chat lá no site. Uma parte que gosto de usar é a API do chat, normalmente para abrir o chat com um botão em meu site, para passar informações para o chat: por exemplo se alguém está logado no site, assim evita que ele digite informações dele, sendo que ele já logou no meu sistema, assim o site e o chat conversam e integram-se, tudo isso para ajudar e acelerar o atendimento do cliente. Essa parte da API por enquanto vou usar só a opção de abrir o chat.

Vantagens

Uma coisa que gosto muito nos atendimentos via chat é você saber o que o cliente está digitando, isso é muito legal e adianta muito o atendimento (no chatra se chama: Indicadores de digitação), além de tornar o atendimento menos entediante, já que a todo momento você já tem uma tarefa, um feedback. Isso é um ponto para o Chatra.

A janela do chat é bem visível, isso pode ser um ponto positivo e um ponto negativo (tirar a atenção da pessoa para o conteúdo que está sendo lido). Mas coloquei aqui por enquanto, porque achei bem legal e um pouco diferente de outras soluções.

Vou colocar como vantagem a questão do atendimento ser feito em apenas um lugar vindo de diferentes fontes (canais), mas isso está relacionado a plano pago também. A fontes são o Messenger (que pelo menos para nós não tem muita demanda), Instagram (que no nosso ramo também não tem tanta demanda) e e-mail (esse sim ajuda, pois podemos centralizar o atendimento via email também, como se fosse simples mensagens).

Desvantagens

O aplicativo do chatra na play store não tem uma nota tão boa, possa ser que não terei uma experiência boa, mas vou usar para tirar minha conclusões, mas o que preciso no app a priori é que ele me notifique quando alguém mandar mensagem o mais escadaloso possível, afinal é muito importante o primeiro contato, e mais ainda minha resposta o quanto antes.

Se você usa aparelhos da marca xiaomi é importante que habilite o som nas notificações e que tire a restrição de bateria da MIUI, é só ir em configurações apps e depois uso de bateria, depois notificações.

Aqui no Brasil o mensageiro mais usado, sem dúvidas é o WhatsApp, pena que a integração com eles ainda é bem burocrática (API oficicial). Mas outras opções de chat já possui integração com WhatsApp, fica como sugestão de integração, mas claro você tem que saber que passará pelos requisitos da API oficial do WhatsApp, o que pode ser um problema mesmo que você escolha uma solução que tenha a integração com eles.

Além disso tem o Telegram, que tem ganhado cada vez mais relevância aqui no Brasil, devido muitas pessoas preferir ele ao WhatsApp por causa das limitações do mesmo.

Experimente você também!

Você viu acima muito de nossos testes, nossa opinião sobre o Chatra, mas para que você tire suas próprias conclusões, nada melhor que você mesmo testar o chat.

Conclusão inicial

Inicial, porque vamos começar a usar por agora em produção, antes disso só fizemos alguns testes internos.

Posso dizer que se você vai investir em uma solução de atendimento via chat com certeza vale a pena usar o Chatra, se você quer uma opção gratuíta, também pode gostar do Chatra, lembrando que algumas funções comentadas aqui você não terá no plano grátis.

Ewerton Dutra

"Qualquer pessoa pode ter ideias, mas um desenvolvedor será capaz de transformar as suas em realidade. Vamos tirar sua ideia do papel. A Web Evolui está preparada para isto!" - Equipe Web Evolui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *