quinta-feira, abril 25, 2024
backend

Servidor backend próprio com DigitalOcean, por quê?

Umas das maiores dúvidas para quem começa no mundo da programação, principalmente mobile é: como conecto no banco de dados? E não deixa de ser uma dúvida válida, pois queremos persistir as informações (cadastros) e recuperar informações (leitura). Além disso queremos processador as informações em algumas situações.

Solução dada muitas vezes (infelizmente)

“F I R E B A S E” a ênfase não é atoa. A maioria das vezes você vai se deparar com isso. E normalmente é assim: melhor backend, backend simples, vamos usar ele pois o foco não backend. E não tiro a razão de falar essas coisas, pois, dependendo da situação é uma boa escolha (apesar de que nunca vou recomendar). Mas não recomende como se fosse a única opção, como se fosse a melhor opção ou mesmo é amplamente utilizada (na vida real ou empresarial).

Motivo: “A conta chega!”. No começo é rápido atende o que precisa (mas já começa errado, porque as regras de negócio fica no seu app, no front entre outras coisas). Mas depois quando sua base de usuários crescer a primeira coisa que vai pensar é “está caro o firebase“.

Ai você vai procurar soluções mais viáveis, que você tem mais controle e etc e etc.

Solução de verdade

Ter o seu próprio backend! A resposta é simples e genérica, mas como fazer isso? Você vai escolher primeiro uma linguagem para fazer o seu backend: PHP, JS, Python, Ruby e muitas outras. Depois possivelmente você vai querer usar um framework: Laravel, Express, Loopback 4 ou Adonis usando NodeJS, Django, Ruby on Rails e muitos outros.

Fazendo as escolhas acima, você vai em seguida desenvolver uma API e a mesma precisará ficar disponível na internet para ser consumida pelo seu aplicativo ou site. Ai que entra a DigitalOcean, com ela você poderá ter um servidor, que é onde sua API vai ficar hospedada. Quando você desenvolve sua API fica no localhost, depois quando for hospedar, vai colocar na DigitalOcean. Lá você vai criar seu banco de dados, instalar o que for necessário para sua API funcionar (assim como fez na sua máquina).

Que tal começar com um crédito na DigitalOcean? Clique no link abaixo e pegue seu crédito inicial.

DigitalOcean Referral Badge

Ewerton Dutra

"Qualquer pessoa pode ter ideias, mas um desenvolvedor será capaz de transformar as suas em realidade. Vamos tirar sua ideia do papel. A Web Evolui está preparada para isto!" - Equipe Web Evolui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *